Governo vai rever taxa sobre as rampas
O Executivo está a ponderar rever da fórmula de cálculo do imposto aplicado aos acessos às estradas nacionais. A IP começou a cobrar a taxa que pode chegar a milhares de euros no caso das empresas.
A taxa sobre as rampas de acesso às estradas nacionais já não é nova, mas a revisão feita no ano passado fez disparar os valores exigidos aos contribuintes. Está, agora, a ser revista, com o Executivo a ponderar alterações ao método de cálculo para baixar os encargos suportados pelos particulares, mas principalmente pelas empresas.
“O Governo encontra-se a avaliar a revisão da Portaria 357/2015, tendo por base o acompanhamento do impacto global da sua aplicação, efetuado pela Infraestruturas de Portugal (IP), bem como os contributos entretanto recebidos“, diz o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, ao JdN (acesso pago).
A revisão vai no sentido de alteração do método de cálculo das taxas para que estas não sejam tão avultadas — a IP prevê encaixar 20 milhões ao ano. O jornal nota que o licenciamento das rampas de acesso exige uma taxa de 500 euros, sendo que depois é preciso pagar 200 euros pela utilização dessa mesma rampa no caso dos prédios rústicos ou de habitação.
No caso das empresas, a taxa ganha ainda maior expressão: chega aos 30 cêntimos por cada metro quadrado quando estão em causa prédios industriais, comerciais e de serviços, valor que é pago todos os anos. Há casos em que o valor anual a pagar ultrapassa algumas dezenas de milhares de euros, pelo facto de a taxa incidir não sobre a área do acesso à estrada nacional, mas sobre a área do edifício.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai rever taxa sobre as rampas
{{ noCommentsLabel }}