A playlist do ano: 2016 em músicas

  • Leonor Rodrigues
  • 25 Dezembro 2016

A redação do ECO escolheu um conjunto de músicas que remetem para os acontecimentos mais marcantes deste ano.

O ano está a chegar ao fim e é a altura ideal para fazer balanços. No ECO resolvemos fazê-lo de uma forma diferente: escolhemos um conjunto de músicas que nos remetem para acontecimentos ou temáticas que marcaram 2016 e criámos uma playlist para partilharmos com os nossos leitores. Desde a morte de artistas mundiais, ao Brexit no Reino Unido, passando pela crise dos refugiados, conheça a playlist do ano da redação do ECO.

spotify1

Tema da série Family Ties – Without us

Tal como conta a série dos anos 80, 2016 foi um ano de mudança, muito devido aos conflitos políticos e religiosos que estão a acontecer um pouco por todo o mundo.

David Bowie – Space oddity

O ano começou negro para a indústria musical, que se despediu de várias estrelas. A 10 de janeiro, o cantor e compositor inglês David Bowie faleceu aos 69 anos.

Prince – Purple Rain

Em abril, mais uma estrela mundial desapareceu. Prince morreu aos 57 anos.

Sequin – Beijing

O poder económico tem-se afirmado cada vez mais na economia portuguesa. Vistos gold, turismo, investimento, privatizações… Portugal é cada vez mais visto como um país onde é bom investir, um verdadeiro negócio da China.

Queen & Adam Lambert – Who wants to live forever

30 anos depois, os Queen regressaram a Portugal. No segundo dia do Rock in Rio Lisboa’16, o grupo subiu ao Palco Mundo com um novo membro, Adam Lambert, que foi adorado por uns e uma desilusão para outros mas não despercebido.

The Clash – London calling

A 23 de junho deu-se um dos acontecimentos mais marcantes de 2016 e que fez tremer a Europa e o mundo, o Brexit. O referendo ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, processo que deve estar concluído em 2018.

David Guetta ft. Zara Larsson – This one is for you

É quase impossível ouvir esta música e não recordar o Campeonato Europeu em França, quando a seleção portuguesa se sagrou campeã europeia pela primeira vez.

M.I.A. – Borders

Ainda no tema da guerra, a crise dos refugiados foi a temática mundial de direitos humanos, política e economia mais importantes de 2016. Um tema dramático que se vai arrastar para o próximo ano.

Bruno Pernadas – Worst Summer ever

Em julho de 2016, França voltou a ser alvo de mais um ataque terrorista. Desta vez, em Nice, onde um camião atropelou uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha. Morreram 84 pessoas. Já no final do ano, em dezembro, um incidente semelhante aconteceu na Alemanha, quando um camião atropelou uma multidão no mercado de Natal de Berlim, no mesmo dia em que um embaixador russo foi morto a tiro na Turquia.

spotify2_1

Bob Dylan – The times they are changin’

Em outubro, a Real Academia Sueca das Ciências surpreendeu ao distinguir Bob Dylan com o prémio Nobel da Literatura, justificando a entrega do prémio com a natureza poética das músicas do cantor e compositor norte-americano.

MUSE – Drones

A tecnologia está cada vez mais presente na vida quotidiana mas nem sempre vem para o bem. No ano em que o Governo português criou regulação para os drones, estes ‘brinquedos’ estão envoltos em discussão, tanto por ameaçarem a privacidade dos cidadãos, como por poderem ser utilizados como armas.

Vampire Weekend – Young lion

No dia 10 de outubro de 2016 nascemos nós, nasceu o ECO. A história desta música dos Vampire Weekend é semelhante ao que começámos a fazer: o vocalista da banda estava a caminho do estúdio em stress quando um desconhecido o parou e lhe sorriu, dizendo: “you take your time, young lion [leva o teu tempo, jovem leão]”. Depois de contar o sucedido a Rostam Batmanglij – que entretanto saiu da banda – escreveram a música que encerra o álbum Modern Vampires of the City. É uma mensagem de esperança e que mostra que mais importante que ser o primeiro, é fazer as coisas bem e desfrutar do caminho até ao resultado.

Maria Leal – Dialetos de ternura

É inevitável. O vídeo mais visto no Youtube este ano foi o de Maria Leal a cantar no Você na TV, da TVI. A música ficou conhecida de [quase] todos em poucos dias.

U2 – One

No início de novembro, mais um sinal de como os tempos estão a mudar: Bono, o vocalista dos U2, foi distinguido na categoria ‘Mulheres do Ano’ dos prémios da revista britânica Glamour. Em 27 anos, esta foi a primeira vez que a revista distinguiu um homem. O prémio surgiu na sequência do trabalho humanitário de Bono em prol da igualdade de género.

Goat – Trouble in the streets

Em novembro realizaram-se as eleições presidenciais nos EUA. O republicano Donald Trump venceu Hillary Clinton, apesar de todas as polémicas. Depois, surgiram os protestos de rua um pouco por todo o país – e além fronteiras, principalmente nas redes sociais.

Leonard Cohen – Dance me to the end of love

Ainda em novembro, o mundo disse adeus a mais um ícone da música: Leonard Cohen. O músico e poeta canadiano faleceu no dia 11 de novembro com 82 anos de idade.

Justin Bieber – Sorry

Desculpa, Europa. Em dezembro, depois da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, a Reserva Federal decidiu subir as taxas de juro. A medida fez valorizar o dólar e cair o euro, que está próximo da paridade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A playlist do ano: 2016 em músicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião