Lloyds prepara unidade europeia se Reino Unido perder acesso ao mercado único
Banco liderado por António Horta Osório prepara a criação de uma subsidiária no continente para assegurar continuidade do negócio na Holanda e Alemanha após saída do Reino Unido da UE.
O Lloyds está a preparar a criação de uma subsidiária na Alemanha e Holanda caso o Reino Unido abandone a União Europeia sem assegurar o acesso ao mercado único, segundo adiantaram várias fontes ao Financial Times (conteúdo em inglês/acesso pago).
O banco liderado pelo português António Horta Osório, cujo principal negócio está concentrado no Reino Unido, é o único entre os grandes bancos britânicos sem uma subsidiária noutro país da União Europeia.
Para manter a sua pequena carteira de clientes alemães e holandeses, assegurando o acesso ao sistema de pagamentos europeu, o Lloyds está então planear o estabelecimento de uma subsidiária no continente europeu.
Isto acontece numa altura em que várias instituições e serviços financeiros estão a ponderar o abandono da City, devido à votação britânica para sair da União Europeia, ocorrida a 23 de junho.
Vários bancos japoneses já disseram ao governo britânico que deverão começar a deslocalizar partes das suas operações de Londres para outros países caso os procedimentos e condições de saída do Reino Unido do projeto europeu não sejam clarificados.
Segundo diz o FT, o mais provável é o Lloyds transformar uma das suas filiais em Amesterdão ou Frankfurt na sua subsidiária europeia, uma medida que vai exigir que o banco britânico reforce os capitais e os recursos humanos desta unidade.
O negócio hipotecário do Lloyds na Holanda tem empréstimos na ordem dos oito mil milhões de libras e o banco online na Alemanha detém depósitos de clientes de aproximadamente 12 mil milhões de libras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lloyds prepara unidade europeia se Reino Unido perder acesso ao mercado único
{{ noCommentsLabel }}