EDP emite 600 milhões em obrigações a seis anos
A EDP concluiu esta manhã uma operação de financiamento de 600 milhões de euros. Emitiu obrigações a seis anos, pagando uma taxa de juro à volta de 1,9%
A EDP EDP 0,00% foi esta manhã aos mercados levantar 600 milhões de euros em obrigações com maturidade em setembro de 2023, tendo pago uma taxa de juro à volta de 1,9%, avança a agência Bloomberg citando fontes próximas do processo.
A procura foi robusta e ajudou a elétrica liderada por António Mexia a baixar os custos de financiamento nesta operação. A EDP Finance, entidade do grupo que emitiu a dívida, recebeu ordens no valor de 2,2 mil milhões de euros, ou seja, a procura foi cerca de quatro vezes superior à oferta.
A operação esteve a cargo dos bancos CaixaBank, Citi, ING, Mediobanca, BCP, Mizuho, NatWest Markets, Santander e Unicredit, adiantaram as mesmas fontes à agência norte-americana.
Contactada pelo ECO, a EDP não esteve disponível para responder no imediato.
No arranque da emissão, o prémio exigido pelos investidores estava fixado nos 175 pontos base, acrescidos da taxa mid-swap a seis anos (referência no mercado) que ronda os 26 pontos base. Ainda assim, em virtude da forte procura, o prémio baixou para os 160 pontos base, colocando a taxa final da primeira operação de financiamento de uma empresa nacional em 2017 em torno dos 1,9%.
Na última emissão de dívida, realizada em agosto do ano passado, a EDP financiou-se em mil milhões de euros em obrigações a oito anos, pagando uma taxa de 1,18%, numa operação que contou com a participação do Banco Central Europeu (BCE) no âmbito do programa de compra de dívida de empresas iniciado em julho desse ano.
As ações da EDP valorizavam esta terça-feira 0,4% para 2,73 euros. Nos primeiros nove meses de 2016, a elétrica registou um lucro de 615 milhões de euros, menos 16% do que no mesmo período do ano anterior. Os analistas estimam um lucro de 933 milhões de euros para a totalidade do ano. As contas serão apresentadas a 2 de março.
(notícia em atualizada às 13h24)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP emite 600 milhões em obrigações a seis anos
{{ noCommentsLabel }}