BCP: Unidade polaca não precisa de mais capital

  • Rita Atalaia
  • 10 Fevereiro 2017

O Bank Millennium, a unidade polaca do BCP, não precisa de capital externo. João Brás Jorge, presidente do banco, diz que todas as potenciais necessidades de capital serão cobertas pelo lucro.

O Bank Millennium, a unidade polaca do BCP, não precisa de capital externo. João Brás Jorge, presidente executivo do banco, explica ao jornal polaco Parkiet que todas as potenciais necessidades de capital do banco serão cobertas internamente pelos lucros, que é o que “vai acontecer com o lucro líquido de 2016”. Isto depois de o comité de estabilidade financeira da Polónia ter feito uma recomendação ao Ministério das Finanças, dizendo que os bancos polacos com empréstimos hipotecários em moedas estrangeiras devem criar provisões no caso de estes créditos terem de ser convertidos.

Todas as potenciais necessidades de capital que podem vir a surgir na unidade polaca do BCP serão cobertas internamente através dos lucros, diz João Brás Jorge, presidente executivo do banco, ao jornal polaco Parkiet (acesso pago). “Isso, por exemplo, acontecerá com o lucro líquido registado em 2016”, refere. Ou seja, não será preciso recorrer a capital externo.

O Bank Millennium precisará de alocar mais capital para cumprir as recomendações feitas pelo comité de estabilidade financeira da Polónia. As autoridades polacas alertam que os bancos devem criar provisões caso tenham de converter os empréstimos em moeda estrangeira, incluindo francos suíços. O comité refere que estes créditos precisam de ser reestruturados. Uma solução que deve basear-se em acordos voluntários entre bancos e os detentores destes empréstimos.

João Brás Jorge refere também que a solução para estes créditos não deve fragilizar o sistema e deve proteger os depósitos. Para 2017, o presidente executivo da unidade polaca do BCP prevê que o lucro líquido combinado dos bancos da Polónia deve cair em relação a 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP: Unidade polaca não precisa de mais capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião