Sonae funde SportZone com empresas inglesas

  • Marta Santos Silva
  • 9 Março 2017

O resultado da fusão é uma empresa que ocupará a segunda posição no mercado ibérico no setor da venda a retalho de artigos desportivos.

A Sonae SON 0,00% vai avançar com a fusão de negócios entre a Sport Zone e duas lojas de retalho do mesmo setor que atuam no mercado ibérico — JD Sprinter e JD Sports Group — que pertencem a um grupo britânico. Num comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa com sede na Maia esclarece que foi assinado um Memorando de Entendimento que prevê esta fusão e a criação de um grupo ibérico que será o segundo maior no setor.

As britânicas JD Sprinter e JD Group vão ser acionistas do novo grupo juntamente com a Sonae, com participações de 20%, 50% e 30%, respetivamente.

O grupo ibérico vai passar a ser o segundo maior na área da venda a retalho de artigos de desporto, e vai ter um volume de negócios agregado superior a 450 milhões de euros. A fusão das empresas resulta na criação de uma rede com 287 lojas, 191 em Espanha e 96 em Portugal.

“Espera-se que venha a gerar, progressivamente, economias de escala que permitam alcançar níveis atrativos de rentabilidade”, assinala ainda o Conselho de Administração da Sonae no comunicado.

O novo grupo “irá beneficiar do crescimento e competências dos seus acionistas em cada um dos mercados, assim como do seu know how no setor do desporto”, lê-se também.

Para os analistas do Haitong, o acordo é “muito positivo” para a Sonae. Além de potenciar os lucros da retalhista, a Sonae troca um negócio com uma avaliação negativa “por 30% numa operação que poderá valer 450 milhões de euros”, mostrando que a administração da cotada portuguesa está “disposta a adotar ações mais decisivas para dar a volta aos resultados do negócio não-alimentar”.

Sonae avança

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae funde SportZone com empresas inglesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião