Sondagem: PS sobe e atinge 40%. PSD estabiliza

  • Margarida Peixoto
  • 9 Junho 2017

Barómetro da Eurosondagem para o Expresso e SIC mostra os socialistas a reforçarem as intenções de voto, enquanto os social-democratas estabilizam. Jerónimo de Sousa é quem mais sobe na popularidade.

O Partido Socialista voltou a subir nas intenções de voto, tendo atingido os 40%, revela o barómetro de junho da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, publicado esta sexta-feira. Já o PSD estabilizou em 29%.

Conforme mostram os números, só os socialistas e o PAN viram a sua pontuação subir: o PS reforçou a liderança com mais um ponto e o PAN subiu 0,5 pontos. CDS, BE e CDU desceram, enquanto o PSD manteve o resultado. A maior queda foi a registada pelos centristas: o partido de Assunção Cristas recuou para 6,4% das intenções de voto, estando agora atrás da CDU (7,7%) e do BE (8,6%).

Já no que toca à popularidade dos líderes políticos, Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP destaca-se com a maior subida: 1,4 pontos. O comunista tem avaliação positiva de 35,9% e negativa de 23,6% dos inquiridos, com um saldo de 12,3 pontos. É o terceiro líder mais popular, atrás do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa (saldo de 60,6 pontos) e de António Costa (34,8 pontos). Marcelo e Costa subiram ligeiramente: 0,1 pontos.

Passos Coelho melhorou a popularidade em 0,7 pontos, enquanto Assunção Cristas e Catarina Martins desceram 1,5 e 2,3 pontos, respetivamente. Catarina Martins é a menos popular, com 4,9 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem: PS sobe e atinge 40%. PSD estabiliza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião