Convencer um investidor? A medida certa entre entusiasmo e realismo
Não existe uma receita perfeita para o pitch aos investidores. Mas Andreas Saari, da Wave Ventures, diz que há conselhos que devem ser lembrados.
É um dos nomes de investidores a integrar o grupo que pertence à European Innovation Academy. Andreas Saari representa a Wave Ventures e explica, em entrevista, que o entusiasmo numa nova ideia pode significar falar do problema que pretende resolver… esquecendo o medo de ser copiado.
1. Como é que se convence um investidor a apostar numa startup? Qual o pitch perfeito?
Ter entusiasmo mas ser consciente: fale do problema que pretende resolver, de como o está a resolver, do porquê de o estar a resolver neste momento e porque é que a sua equipa é a equipa certa para fazer exatamente isso. Delimite obstáculos e riscos que identificou e como planeia ultrapassá-los. Partilhe um mapa para os próximos 12 meses com metas claras (por exemplo: lançar a versão beta do produto, organizar uma primeira ronda de financiamento, contratar os primeiros colaboradores). Um bom modelo de pitch pode ser encontrado aqui.
2. Como é que torna rentável este tipo de investimento?
Damos o nosso melhor para ajudar a startup, trabalhando em equipa: é do nosso interesse ajudá-la a arranjar clientes, a continuar a ter financiamento, a encontrar os membros certos para a equipa e a encontrar um bom modelo de negócios. Não é suposto fazermos o trabalho por eles, mas gostamos de ajudar com o que quer que precisem.
3. Considera Portugal uma boa aposta para investidores de risco/anjo investidor?
Sem dúvida que sim (pelo menos tanto quanto sabemos). O custo de trabalho e de vida é baixo, comparativamente à Europa e ao mundo, o que leva a que seja barato desenvolver o produto. Mais ainda, o ecossistema está a florescer pelo país, e ainda só está no início.
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