Inflação desacelera para 1,5% em maio

Portugal tinha registado, em abril, o ritmo mais acelerado da inflação dos últimos quatro anos, graças ao turismo. Sem o efeito Páscoa, a taxa desacelerou.

A taxa de inflação recuou e fixou-se em 1,5% em maio, depois dos 2% que tinha registado em abril, revela, esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE). A contribuir para esta quebra esteve, sobretudo, o setor dos transportes, onde o índice de preços no consumidor avançou apenas 1,1%, depois de, no mês anterior, ter subido 4,6%.

A justificar esta desaceleração está o facto de a Páscoa ter ocorrido em abril este ano. Nesse mês, Portugal registou o ritmo mais acelerado da inflação dos últimos quatro anos, graças ao turismo. Sem o efeito Páscoa, a taxa de inflação desacelerou em termos homólogos e registou mesmo uma quebra na evolução em cadeia: face a abril de 2017, a inflação fixou-se em -0,2% em maio.

Anda assim, a variação média dos últimos meses subiu em 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 1%.

Apesar da quebra, o setor dos transportes continua a ser, a par da restauração e hotelaria, o que mais contribui para a evolução dos preços. Em maio, os preços subiram, em termos homólogos, 1,1% nos transportes e 4,9% nos restaurantes e hotéis (tinham subido 5,7% em abril).

Em sentido contrário, seguem o vestuário e calçado e os acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, que tiveram “contribuições negativas para a variação homóloga do IPC”, refere o INE.

Notícia atualizada às 11h19 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação desacelera para 1,5% em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião