Bloco: Governo tem “medo da despesa” e atrasa Orçamento

  • ECO
  • 4 Julho 2017

Há várias matérias em que "ainda não há acordo" entre o Governo e o Bloco de Esquerda, por exemplo na questão dos escalões de IRS ou das pensões antecipadas para as longas carreiras.

Pedro Filipe Soares afirma que o “medo do Governo” de maior despesa está a atrasar as negociações do Orçamento do Estado para 2018 entre o Bloco de Esquerda e o Executivo, já que há uma “incapacidade de se chegar a uma análise correta sobre os benefícios que têm a despesa pública e o investimento do Estado, na dinâmica da economia”.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda disse em entrevista à TSF que vem aí “um outono mais animado do que seria necessário”, criticando o Governo por não confiar, após resultados económicos positivos, que deve avançar em certas áreas. “Ainda não há acordo” no que toca à alteração dos escalões do IRS ou nas pensões antecipadas para as carreiras contributivas mais longas, afirmou Pedro Filipe Soares.

“A conversa que gostávamos que estivesse acelerada continua a ser adiada nas suas conclusões”, reconheceu o deputado bloquista. Também ainda não estão decididos os termos da integração dos funcionários públicos precários nos quadros. No entanto, o Bloco acredita “num bom desfecho” e vai prosseguir as negociações “sem alarme”, embora sem fechar a maior parte dos acordos antes do verão, como tinha planeado.

Sobre a questão do assalto à base militar de Tancos, Pedro Filipe Soares reconheceu que a situação “é gravíssima” mas “não deve servir para o jogo político”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco: Governo tem “medo da despesa” e atrasa Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião