Bloco: Governo tem “medo da despesa” e atrasa Orçamento

  • ECO
  • 4 Julho 2017

Há várias matérias em que "ainda não há acordo" entre o Governo e o Bloco de Esquerda, por exemplo na questão dos escalões de IRS ou das pensões antecipadas para as longas carreiras.

Pedro Filipe Soares afirma que o “medo do Governo” de maior despesa está a atrasar as negociações do Orçamento do Estado para 2018 entre o Bloco de Esquerda e o Executivo, já que há uma “incapacidade de se chegar a uma análise correta sobre os benefícios que têm a despesa pública e o investimento do Estado, na dinâmica da economia”.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda disse em entrevista à TSF que vem aí “um outono mais animado do que seria necessário”, criticando o Governo por não confiar, após resultados económicos positivos, que deve avançar em certas áreas. “Ainda não há acordo” no que toca à alteração dos escalões do IRS ou nas pensões antecipadas para as carreiras contributivas mais longas, afirmou Pedro Filipe Soares.

“A conversa que gostávamos que estivesse acelerada continua a ser adiada nas suas conclusões”, reconheceu o deputado bloquista. Também ainda não estão decididos os termos da integração dos funcionários públicos precários nos quadros. No entanto, o Bloco acredita “num bom desfecho” e vai prosseguir as negociações “sem alarme”, embora sem fechar a maior parte dos acordos antes do verão, como tinha planeado.

Sobre a questão do assalto à base militar de Tancos, Pedro Filipe Soares reconheceu que a situação “é gravíssima” mas “não deve servir para o jogo político”.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Bloco: Governo tem “medo da despesa” e atrasa Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião