Comércio mundial no caminho da recuperação no 3.º trimestre
A Organização Mundial do Comércio considerou que a recuperação das trocas deverá continuar, de forma ainda moderada mas sustentada, no trimestre que agora começa.
O comércio mundial vai continuar a registar uma recuperação moderada ao longo do terceiro trimestre, de forma sustentada, segundo o último indicador da Organização Mundial do Comércio (OMC) hoje publicado.
A OMC tinha mencionado, em 12 de abril, o regresso ao crescimento moderado do comércio mundial em 2017, depois de um crescimento lento no ano passado, indicou em comunicado. A organização revela também que os resultados do atual indicador são “ligeiramente melhores” dos que os verificados no mês de abril.
Assim, o índice da OMC para as previsões do comércio mundial, hoje divulgado, fixou-se em 102,6 pontos em junho, contra 102,2 pontos em maio, o que corresponde ao nível mais alto observado desde abril de 2011 e sugere que o aumento do volume do comércio externo “continuará acima da tendência” no terceiro trimestre deste ano. Tudo isso “sugere um impulso sustentado do crescimento do comércio”, esclarece no comunicado a instituição.
O crescimento das exportações, o transporte de carga aérea e de contentores deram um contributo maior para o índice, coincidindo com a melhoria da atividade económica a nível mundial.
Já os resultados relacionados com as matérias-primas e agrícolas, bem como as componentes eletrónicas apresentaram a contribuição mais baixa, apesar de os dois indicadores terem tido uma melhoria recentemente, salientou a OMC.
O fraco crescimento da produção e das vendas de automóveis representam uma preocupação para os especialistas da OMC, porque pode indiciar uma perda de confiança dos consumidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comércio mundial no caminho da recuperação no 3.º trimestre
{{ noCommentsLabel }}