Metade dos CEOs querem regulação dos mercados financeiros para evitar crises económicas
Entre 199 CEOs, 50% veem a regulação dos mercados financeiros como medida preventiva para evitar futuras crises económicas, diz a Kaizen Institute.
Metade dos CEOs veem o aumento da regulação dos mercados financeiros como medida importante para evitar futuras crises económicas. Este é o resultado da 2ª edição de 2017 do barómetro económico da Kaizen Institute, que consultou um painel de 199 CEOs.
O estudo surge numa altura em que se assinalam dez anos desde o início da crise económica mundial e revela também que 49% dos inquiridos propõe a introdução de novas políticas orçamentais transversais na União Europeia para fazer face a crises assimétricas. Além disto, 39% considera importante o aumento da fiscalização da banca e 20% defende o aumento do controlo na concessão de crédito.
Os resultados deste estudo apontam também para um maior otimismo face ao panorama nacional, uma vez que a confiança dos empresários em Portugal subiu de 11,5, em março deste ano, para os atuais 12,6 valores.
Ainda relativamente à situação portuguesa, o inquérito indica que 72% dos inquiridos acredita que as previsões do Banco de Portugal para o crescimento do PIB — 2,5% em 2017 e 2% em 2018— serão cumpridas. No entanto, 20% traça um cenário mais pessimista e considera que o crescimento do PIB ficará aquém destas previsões. Apenas 8% perspetiva um retrato mais otimista e acredita que os valores previstos serão superados.
Contudo, os inquiridos também salientam alguns fatores de risco para a economia nacional, sendo que, por exemplo, 28% destaca a falta de confiança na banca, 20% a falta de confiança dos mercados externos em Portugal e 19% o endividamento crescente da economia e a estratégia para a recuperação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Metade dos CEOs querem regulação dos mercados financeiros para evitar crises económicas
{{ noCommentsLabel }}