Energia segura PSI-20 acima da linha de água
A Galp e a EDP salvaram a bolsa. O petróleo está a disparar mais de 2%, numa altura em que se antecipa que a procura pela matéria-prima vai aumentar.
A bolsa de Lisboa fechou no verde, somando a terceira sessão consecutiva de ganhos. As subidas do setor energético permitiram que o PSI-20 fechasse acima da linha de água, num dia em que o petróleo está a valorizar mais de 2%.
O PSI-20 valorizou 0,06%, para os 5.313,09, com dez cotadas em alta, seis em queda e duas inalteradas. A contribuir para esta valorização esteve a Galp, que subiu 0,37%, para os 14,95 euros por ação. Isto num dia em que o barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, está a disparar mais de 2,7%, numa altura em que se antecipa um aumento da procura pela matéria-prima.
Também a EDP esteve a impulsionar a bolsa, ao avançar 0,91%, para os 3,23 euros por ação. Isto no dia em que o jornal espanhol Cinco Días noticia que a China Three Gorges, acionista chinês da elétrica nacional, está reticente em relação a uma eventual fusão com a espanhola Gas Natural.
Do lado dos ganhos, destaque ainda para o setor do papel, com a Altri a ganhar 1,55% e a Navigator a somar 2,12%.
A impedir maiores subidas esteve o BCP, que perdeu 1,64%, para os 22,74 cêntimos por ação.
No resto da Europa, as principais praças negociaram indiferentes aos resultados das eleições na Alemanha e registaram poucas variações. O Stoxx 600 fechou a valorizar 0,24%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Energia segura PSI-20 acima da linha de água
{{ noCommentsLabel }}