CDS: Governo prevê que exportações desacelerem PIB
As exportações têm sido um dos principais motores da economia portuguesa nos últimos anos, mas o seu contributo para o PIB será nulo no próximo ano.
O Governo prevê no cenário macroeconómico subjacente ao Orçamento do Estado para 2018 que a procura externa líquida tenha um efeito neutro no PIB do próximo ano. Por isso, o Executivo está à espera que a economia desacelere. Esta foi uma das linhas gerais transmitidas por Mário Centeno na reunião com o CDS que se realizou esta quarta-feira de tarde.
Após a reunião, a deputada centrista Cecília Meireles confirmou o que tinha sido transmitido pelo PSD ao início da tarde: o PIB vai crescer menos em 2018 face ao que crescerá este ano. Foi Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças e atual deputada do PSD, que revelou isso mesmo: “O Governo disse que está a prever uma desaceleração da economia para o próximo ano”.
Acresce que o Executivo transmitiu ao CDS que essa diminuição decorre de dinâmica das exportações portuguesas. A procura externa líquida — que este ano já tem contribuído pouco para o crescimento económico — deverá ter um contributo nulo no PIB do próximo ano. “Sinalizamos hoje a nossa preocupação com que a economia tenha um crescimento sustentável e isso passa por um maior investimento”, afirmou a deputada centrista aos jornalistas.
Apesar de ter existido pouca informação — não ficaram a saber os números concretos do cenário –, Cecília Meireles referiu que “houve transparência”. De resto, segundo a centrista, o Governo manterá as suas previsões do Programa de Estabilidade de abril para a dívida pública.
O CDS afirmou a vontade de, para além das propostas que já apresentou, vir a dar mais sugestões depois de a proposta para o Orçamento do Estado para 2018 ser apresentada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CDS: Governo prevê que exportações desacelerem PIB
{{ noCommentsLabel }}