Samsung espera receitas recorde mas CEO decide sair

Oh-Hyun Kwon anunciou que vai abandonar a Samsung Electronics no mesmo dia em que a empresa apresentou estimativas de receitas trimestrais na ordem dos 12,8 mil milhões de dólares

A Samsung Electronics espera uma receita de 12,8 mil milhões de dólares no trimestre que termina em setembro. Mas nem tudo são boas notícias: no mesmo dia em que a empresa sul-coreana anuncia este valor recorde, avança também que o seu co-vice-chairman e presidente executivo, Oh-Hyun Kwon, decidiu abandonar a companhia.

A empresa até tem tido um ano bastante positivo ao nível financeiro, sobretudo graças ao negócio dos componentes para dispositivos eletrónicos, um segmento que também tem estado sob a alçada de Kwon. Mas o escândalo em que a empresa tem estado envolvida na Coreia do Sul — e não estamos a falar do Note 7 — acabou por ditar a saída do gestor.

Segundo a CNBC, Kwon não vai procurar ser reeleito após o fim do mandato que termina em março de 2018, abandonando ainda o cargo de líder da Samsung Display, a unidade responsável pelos componentes para ecrãs. Em causa está a condenação do herdeiro da Samsung na Coreia do Sul a cinco anos de prisão por corrupção, num escândalo que também chegou ao governo — a Samsung vale qualquer coisa como 17% do PIB sul-coreano.

“Acredito que chegou agora o tempo de a empresa ter um novo começo, com um novo espírito e uma liderança jovem para melhor responder aos desafios que surgem com a rápida transformação da indústria das TI [Tecnologias da Informação]. Agora a empresa precisa de um novo líder, mais do que nunca”, justifica Kwon num comunicado citado pela cadeia televisiva norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Samsung espera receitas recorde mas CEO decide sair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião