Atividade económica estabiliza em nível máximo de 16 anos
O indicador de atividade económica estabilizou em setembro nos 3,1%. Este é o valor mais elevado desde maio de 2001, mostram os dados do INE. Consumo acelerou, investimento abrandou.
O indicador de atividade económica estabilizou em setembro, pelo quarto mês consecutivo, no valor mais elevado desde maio de 2001, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). O dado foi ao encontro da evolução já indiciada pelo indicador de clima económico, que também tem estado estável.
De acordo com o organismo de estatística, o indicador de atividade económica manteve-se em 3,1%, assumindo a média móvel de três meses. Tal como já tinha sido revelado a 30 de outubro, também o indicador de clima económico, que apresenta uma avaliação qualitativa em vez de quantitativa mas para o qual já há dados até outubro, está estável em 2,1% desde agosto.
Atividade económica estabiliza em nível máximo desde 2001
Médias móveis de três meses (%) Fonte: INE
Segundo o INE, o indicador quantitativo do consumo privado acelerou em setembro, refletindo um contributo mais expressivo das compras de bens duradouros. Já o investimento abrandou, à semelhança do que se verificou já nos três meses anteriores. Em setembro, este abrandamento justificou-se sobretudo pelo comportamento da componente de máquinas e equipamentos.
Os dados do terceiro trimestre do PIB mostraram a economia a crescer 2,5% face ao mesmo período de 2016 (menos do que os 3% do segundo trimestre), e a acelerar 0,5% face ao trimestre imediatamente anterior. Embora os dados resultem apenas da primeira estimativa rápida, o INE adiantou que o consumo deu um contributo maior para o crescimento.
Já na área do euro, tanto o indicador de confiança dos consumidores, como o indicador de sentimento económico aumentaram. Os preços das matérias-primas e do petróleo aumentaram, mas menos do que o verificado no mês anterior: 0,5% e 3,8%, respetivamente, contra 1,7% e 7,6% registados em setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade económica estabiliza em nível máximo de 16 anos
{{ noCommentsLabel }}