Faltam mais de oito milhões ao fundo de compensação do trabalho
Empresas portuguesas devem 8,2 milhões de euros ao fundo que paga parcialmente as indemnizações a trabalhadores despedidos. Número vai ser discutido na concertação social.
As empresas portuguesas estão a dever cerca de 8,2 milhões de euros ao Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), cuja função é pagar até metade das indemnizações aos trabalhadores alvo de despedimento. O número esteve sob o escrutínio da concertação social, segundo avançou esta terça-feira o DN/Dinheiro Vivo,
Segundo o jornal, os mais de oito milhões de euros que o fundo ainda não recebeu dizem respeito a atrasos nos pagamentos que ascendem a três meses. No total, as dívidas ao FCT rondam os dez milhões de euros, num fundo que tem apenas quatro anos. Por lei, as empresas são obrigadas a descontar para o FCT 0,925% da retribuição base de cada trabalhador contratado, uma medida em vigor desde outubro de 2013, explica.
Atualmente, de acordo com o diário, entram todos os meses no FCT quase oito milhões de euros. O valor total do fundo equivale a 140 milhões de euros, enquanto o montante máximo que já passou por este veículo foram 210 milhões. Estes números vão voltar a estar em cima da mesa em sede de concertação social, esta terça-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Faltam mais de oito milhões ao fundo de compensação do trabalho
{{ noCommentsLabel }}