Inquérito: O ECO perguntou se Manuel Vicente deve ser julgado em Portugal. E a resposta foi…
O julgamento da Operação Fizz iniciou-se esta segunda-feira. A propósito do tema, o ECO decidiu lançar a pergunta aos seus leitores: Manuel Vicente deve ser julgado em Portugal? Saiba a resposta.
O julgamento da Operação Fizz, que tem como arguidos o ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, o ex-procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) Orlando Figueira, o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires arrancou esta segunda-feira, no tribunal da comarca de Lisboa.
Em causa está um alegado suborno de 760 mil euros a Orlando Figueira, que envolve Manuel Vicente, Paulo Blanco e Armindo Pires, que são, assim, “acusados de, em conjugação de esforços, terem pago ao magistrado, que, na altura, trabalhava no DCIAP, cerca de 760.000 euros e outras vantagens, designadamente, colocação profissional numa instituição bancária“.
Em troca, o ex-procurador do DCIAP “proferiu, em dois inquéritos, despachos que favoreceram” Manuel Vicente. “Estes dois processos vieram a ser arquivados pelo referido magistrado”, de acordo com o Ministério Público.
Manuel Vicente, que não compareceu esta segunda-feira no julgamento (devido à imunidade concedida por Angola), está a ser acusado por corrupção ativa, em coautoria com os arguidos Paulo Blanco e Armindo Pires, branqueamento de capitais, em coautoria com Paulo Blanco, Armindo Pires e Orlando Figueira, e falsificação de documento com os mesmos arguidos.
A propósito deste tema, o ECO decidiu lançar uma pergunta nas redes sociais (Facebook e Twitter) para saber, na opinião dos seus leitores, se Manuel Vicente deve ou não ser julgado em Portugal, ou se o processo deveria autonomizado e enviado para Angola?
Tweet from @ECO_PT
Terminado o inquérito, é possível concluir que a maioria é a favor de que o ex-vice-Presidente de Angola seja julgado em Portugal. No Facebook, o “Sim” ganhou com 72% dos votos e no Twitter com 71%. Já o “Não” obteve 28% dos votos no Facebook e 29% no Twitter.
(notícia atualizada às 11h07 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inquérito: O ECO perguntou se Manuel Vicente deve ser julgado em Portugal. E a resposta foi…
{{ noCommentsLabel }}