Trump promove exportações… de drones letais
A regulação para a exportação de drones vai ser aliviada para que os fabricantes de drones americanos possam competir com os rivais chineses e israelitas.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, deverá alterar a legislação de forma a facilitar as exportações de drones letais, avança a Reuters. Trump quer que estas armas estejam disponíveis para dezenas de novos aliados. O objetivo é lançar as medidas ainda este mês.
A regulação para a exportação de drones vai ser aliviada para que os fabricantes de drones americanos possam competir com os rivais chineses e israelitas, que estão sujeitos a regras menos restritivas. O secretário da Defesa terá mesmo escrito uma carta a pedir que o Presidente avançasse com estas medidas para evitar perdas nas vendas, relatam fontes da indústria.
A Casa Branca deverá enquadrar esta medida no movimento “Buy American” (comprar americano), quer quer criar emprego e reduzir o défice. Esta é a primeira fase de alterações mais amplas à regulação de exportações de armas.
Os especialistas de Direitos Humanos e controlo de armas alertam, contudo, para o risco de espoletar violência em regiões como o Médio Oriente ou o sul da Ásia. Até agora, os EUA vendiam este tipo de armamento apenas aos aliados mais próximos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump promove exportações… de drones letais
{{ noCommentsLabel }}