Hoje nas notícias: Aeroporto, salários no público e PPP
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.
O esgotamento da capacidade do Aeroporto de Lisboa e a necessidade de olhar para o Montijo como alternativa está em destaque nesta segunda-feira. Mas há mais temas a marcar a atualidade dos jornais neste primeiro dia da semana. Nomeadamente, a notícia que dá conta de que a despesa do estado com salários está em mínimos de 29 anos, mas também a de que Portugal é o país da União Europeia que mais encargos tem com as parcerias público privadas, e que o Parlamento se prepara para criar uma “polícia” para avaliar os rendimentos dos políticos.
Aeroporto de Lisboa esgotado. Montijo à vista
O aeroporto de Lisboa atingiu em 2017 os quatro fatores de capacidade fixados contratualmente com o Estado previstos para fazer desencadear a apresentação por parte da ANA – Aeroportos de Portugal de uma solução para o aumento da capacidade aeroportuária na capital, como seja a instalação de um aeroporto complementar no Montijo. A informação é avançada, esta segunda-feira, pelo Jornal de negócios (acesso pago) que diz que a ANA já comunicou formalmente ao Governo esse facto, sendo que uma decisão do Governo sobre o Montijo só deverá acontecer no segundo semestre.
Despesa do Estado com salários em mínimos de 29 anos
De acordo com a estimativa apresentada na semana passada pelo Conselho de Finanças Públicas (CFP), a despesa pública com pessoal terá sido, em 2017, de 11% do PIB. Este indicador fica assim ao nível mais baixo desde 1989, de acordo com as séries publicadas pela Comissão Europeia, avança o Público (acesso condicionado), nesta segunda-feira, referindo ainda que o Governo terá agora de convencer os partidos à sua esquerda que não existe espaço de manobra para fazer regressar em 2019 as atualizações salariais na função pública.
Parlamento cria polícia dos rendimentos dos políticos
O Parlamento vai criar um organismo que funcionará como uma espécie de polícia dos rendimentos e interesses dos políticos e detentores de altos cargos públicos, avança o Diário de Notícias (acesso pago), nesta segunda-feira. A iniciativa, que originalmente pertence ao Bloco de Esquerda, decorrerá no âmbito da comissão eventual para o reforço da transparência no exercício de funções públicas. Segundo o diário, haverá maioria (pelo menos à esquerda) para aprovar a proposta.
Portugal é o país onde os encargos com PPP mais pesam
Portugal é o país mais sobrecarregado da União Europeia (UE) com os custos das parcerias público-privadas (PPP). Os compromissos assumidos junto dos privados equivalem a 10,8% do produto interno bruto nacional (PIB a preços de 2017), avança o Diário de Notícias (acesso pago), nesta segunda-feira. São cerca de 20 mil milhões de euros que terão de ser pagos até 2042, segundo o jornal diário que fala num total de 43 parcerias.
Preço dos selos do correio sobem até 6%
Os preços dos selos do correio vão aumentar a partir de 2 de abril. O aumento será, em média, de 4,5% considerando os principais serviços. Os serviços reservados, como as notificações, e no correio em quantidade, o aumento médio será de 4,1%. Contudo, de acordo com o Correio da Manhã, haverá preços que ficarão 6% mais elevados. De acordo com a nova tabela de preços dos correios, o envio de uma carta em correio normal até 20 gramas passará a custar 53 cêntimos, acima dos 50 cêntimos atuais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Aeroporto, salários no público e PPP
{{ noCommentsLabel }}