BCP puxa pelo PSI-20. Altice brilha na Europa
No dia em que a Altice chegou a disparar 53% na bolsa de Amesterdão, onde a empresa francesa está cotada, o índice lisboeta também terminou com ganhos. Os CTT e a EDP ficaram no vermelho.
A bolsa lisboeta viveu mais um dia de ganhos, acompanhando a tendência das restantes praças europeias. O BCP voltou a dar um forte impulso ao índice nacional, numa sessão marcado por subidas expressivas das papeleiras. A Galp Energia também brilhou, mas a estrela, na Europa, foi mesmo a Altice que disparou mais de 50%.
O índice de referência nacional ganhou 0,64% para chegar aos 5.786,5 pontos, com o banco liderado por Nuno Amado a apresentar uma valorização de 1,88% para 28,25 cêntimos beneficiando do alívio dos juros da dívida nacional numa sessão em que aliviaram os receios dos investidores em torno da Itália.
A Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados da bolsa, subiu 0,4% para os 13,9 euros, mas foi a Galp Energia que brilhou ao tocar máximos de uma década, nos 17,15 euros. A subida dos preços do petróleo continua a dar força aos títulos da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva.
A EDP, alvo de OPA da China Three Gorges, travou a subida da bolsa, assim como os CTT, isto numa sessão em que as subidas mais expressivas foram apresentadas pelas papeleiras. A Semapa disparou 4,42% para 21,25 euros, enquanto a Navigator avançou 0,28%. A Altri soma e segue: subiu 1,42% para 7,84 euros, à boleia da consolidação no setor.
Também por causa da especulação em torno de movimento de concentração, a Altice foi a estrela do dia nos mercados europeus. A dona da Meo chegou a disparar 50%, terminando a sessão na bolsa de Amesterdão a ganhar 45% para 2,42 euros
O empurrão às ações da Altice veio do regulador francês que abriu a porta a novas fusões no setor, abrindo a porta à venda da endividada SFR por parte da empresa liderada por Patrick Drahi. Esta subida expressiva aconteceu no mesmo dia em que a Altice começou a negociar destacada da unidade norte-americana, que vai para a bolsa nos EUA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP puxa pelo PSI-20. Altice brilha na Europa
{{ noCommentsLabel }}