Draghi apela a criação de fundo de depósitos para a Zona Euro
O presidente do BCE voltou a apelar à necessidade de criar um fundo de garantia europeu que permita assegurar os depósitos da Zona Euro. Draghi defende que a partilha de riscos ajuda a diminuí-los.
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) voltou a falar da necessidade da criação de um fundo de garantia de depósitos bancários comum para a Zona Euro. O apelo foi feito por Mario Draghi perante os deputados europeus, nesta segunda-feira, socorrendo-se do argumento de que a partilha de riscos ajuda a diminuí-los.
“No período que se avizinha, incluindo as deliberações sobre um esquema de fundo de depósitos europeu, não nos devemos deixar ficar presos pela distinção entre redução de risco e partilha de risco”, disse Mario Draghi no comité de assuntos económicos do Parlamento Europeu, citado pela Reuters.
O presidente do BCE afirmou que os bancos já conseguiram limpar de forma substancial os seus balanços, acrescentando que compete agora à partilha de risco assegurar que ocorra uma redução ainda maior. De acordo com o responsável do banco central da Zona Euro essa via conduziria a uma resolução bancária mais ordenada e mais rápida que, em última análise, melhoraria a estabilidade do setor.
Apesar dos alertas do BCE para a necessidade crucial da criação de um mecanismo comum para defesa dos depósitos e da confiança dos depositantes nas instituições financeiras ao longo do bloco, os lideres europeus ainda não conseguiram chegar a um acordo nesse sentido. Ainda na última cimeira europeia que decorreu no mês passado foi o que aconteceu, em parte devido à oposição da Alemanha, deixando esse tema bem como outros como é o caso do orçamento para a Zona Euro para um futuro incerto.
Há muito tempo que a Alemanha se opõe à criação de um fundo de depósitos europeu, com o argumento de que poderia ser chamado a fazer face a falências bancárias em Estados-Membros da Zona Euro financeiramente irresponsáveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi apela a criação de fundo de depósitos para a Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}