Governo quer acordo com professores até setembro
Executivo quer fechar entendimento com os sindicatos antes de ultimar Orçamento do Estado para 2019 com os partidos da esquerda.
O Governo quer fechar até setembro as negociações sobre a contagem do tempo de carreira para efeitos de progressão salarial dos professores, num entendimento entre Executivo e sindicatos que será crucial para a aprovação do Orçamento do Estado para 2019, disse um ministro ao jornal Público.
“O Governo já disse que ia reconhecer dois anos, nove meses e 18 dias”, disse um ministro àquele diário (acesso pago). “Agora, é acertar as contas. O Governo diz que reconhecer tudo o que os professores pedem custa 600 milhões, os professores dizem que é um terço disso. Chegaremos a um consenso“, garantiu o mesmo responsável.
O jornal lembra que esta negociação com os sindicatos dos professores não integra diretamente as negociações sobre o Orçamento do Estado para 2019. Ainda assim, há despesa pública com salários e reformas dos professores que tem impacto nas contas públicas. E é por isso o Governo quer um entendimento sobre este assunto em setembro, abrindo caminho para que o último orçamento desta legislatura seja fechado no mês seguinte.
Enquanto o Governo pretende apenas contar uma parte do tempo congelado, os sindicatos não abdicam da recuperação da totalidade do tempo de serviço cumprido durante o período de congelamento das carreiras para efeitos de progressão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer acordo com professores até setembro
{{ noCommentsLabel }}