5 coisas que vão marcar o dia

É dia de conhecer a inflação, mas também de o INE confirmar o crescimento do PIB no segundo trimestre. Este poderá também ser o dia em que é celebrado um novo acordo comercial na América do Norte.

Esta sexta-feira serão publicados vários dados estatísticos. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os valores mais atualizados da inflação, bem como as contas nacionais trimestrais detalhadas. Por cá, será ainda o dia em que a Teixeira Duarte vai apresentar as contas relativas ao primeiro semestre. Lá fora, espera-se que as autoridades norte-americanas, canadianas e mexicanas cheguem ao fim das negociações para fechar um novo acordo comercial.

O que faz crescer a economia portuguesa?

O INE publica as contas nacionais detalhadas relativas ao segundo trimestre deste ano, período em que o produto interno bruto (PIB) português cresceu 2,3% em termos homólogos. O relatório publicado esta manhã permitirá conhecer os fatores que contribuíram para esta evolução, que foi superior ao crescimento médio verificado na Zona Euro neste período.

Como evolui a inflação?

Também esta manhã, o INE irá ainda publicar a estimativa rápida do índice de preços no consumidor, com dados relativos a agosto. Em julho, a taxa de inflação acelerou ligeiramente, fixando-se em 1,6% nesse mês. A contribuir para este aumento dos preços está, sobretudo, a evolução do custo dos combustíveis.

Eurostat divulga dados do desemprego

Na mesma semana em que os institutos de estatísticas nacionais divulgaram os dados do desemprego em cada país, o Eurostat agrega agora estes dados, permitindo fazer a comparação entre os vários países. A taxa de desemprego em Portugal terá estabilizado em 6,8%, depois de ter fechado junho com o mesmo valor. Esta é a taxa mensal mais baixa desde setembro de 2002.

Teixeira Duarte presta contas

A Teixeira Duarte vai apresentar as contas consolidadas relativas ao primeiro semestre deste ano. A construtora fechou o primeiro trimestre com prejuízos de cerca de dois milhões de euros, resultado que representou, ainda assim, uma melhoria face aos resultados do mesmo período do ano passado.

Novo NAFTA: é hoje?

Depois de os Estados Unidos e o México terem chegado a entendimento para substituir o Acordo de Livre Comércio do Norte (o chamado NAFTA, na sigla em inglês), falta agora convencer o Canadá a juntar-se a um novo acordo comercial com os outros dois países. As autoridades canadianas estiveram, nos últimos dias, em negociações com as norte-americanas e a expectativa é que seja anunciado um novo acordo ainda esta semana, depois de o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, ter dito que é possível que isso aconteça até sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião