Governo volta a injetar dinheiro na CP. Desta vez foram 32 milhões de euros
O Governo dotou a CP-Comboios de Portugal de mais 32 milhões de euros, na sequência das dificuldades financeiras que a empresa tem vindo a atravessar.
O Estado português acaba de injetar 32 milhões de euros na CP, aumentando o capital estatuário da empresa para 3,9 mil milhões de euros. É uma resposta do Executivo à degradação financeira que a empresa tem vivido, com falta de manutenção do equipamento e falta de comboios. Até julho, a transportadora já tinha tinha recebido 36,9 milhões de euros de capital mas, com mais este aumento, o valor sobe para os 68,9 milhões de euros desde o início do ano.
A notícia surge numa altura que a CP fechou o aluguer de mais quatro comboios a diesel e uma primeira unidade elétrica aos espanhóis da Renfe. A empresa pública também se está a preparar para um concurso com vista à compra de mais comboios.
Além disso, o presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira, vai esta terça-feira ao Parlamento, onde será questionado acerca da “degradação do material e do serviço prestado” pela empresa. A audição foi pedida pelo PSD. Na quinta-feira, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, também vai à Assembleia da República (AR) falar sobre o tema do estado da ferrovia.
A CP está a trabalhar para se preparar para a liberalização do mercado do transporte ferroviário de passageiros, uma medida imposta por Bruxelas e que vai entrar em vigor no início do próximo ano. Isso vai permitir a entrada de operadores privados neste setor.
(Notícia atualizada às 21h15 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo volta a injetar dinheiro na CP. Desta vez foram 32 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}