BCP volta a admitir possibilidade de OPA

  • ECO
  • 10 Outubro 2018

Avisos deixados pelo banco nos documentos oficiais anteriores estavam relacionados com "planos de capitalização e de reestruturação", terminados no ano passado.

O BCP voltou a assumir-se “opável”. Sem plano de reestruturação, o banco liderado por Miguel Maya volta a admitir a possibilidade de uma oferta pública de aquisição hostil, escreve esta quarta-feira o Jornal de Negócios (acesso condicionado), que teve acesso a uma circular sobre uma oferta de dívida onde se refere esse risco (que, embora usado regularmente em documentos emitidos por empresas cotadas e pelo próprio BCP, não constava dos últimos documentos do género emitidos pelo banco).

“À luz da atual tendência na Europa de consolidação no setor, o banco pode ser alvo de uma oferta de aquisição não solicitada. Se tal aquisição acontecer, poderão ocorrer alterações na atual estratégia, nos principais negócios, nas operações e nos recursos, que poderão ter um efeito substancialmente adverso na atividade, situação financeira e resultados do banco”, diz o BCP num documento oficial, datado de 21 de setembro.

A última vez que o BCP tinha referido tal risco foi em 2017, escreve ainda o jornal, e aí a “possibilidade de uma oferta hostil era pelo facto de a banca continuar ‘vulnerável'”, “em resultado da depressão dos seus indicadores económicos e financeiros” ou, ainda, “num contexto de consolidação do mercado bancário português”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP volta a admitir possibilidade de OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião