Governo sobe impostos sobre carros das empresas
Para as viaturas com um custo inferior a 25 mil euros, a taxa passa de 10% para 15%, uma subida de cinco pontos percentuais que, na prática, equivale a um aumento de 50% do valor.
As taxas de tributação autónoma sobre os gastos com viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos das empresas vão subir com o Orçamento do Estado para 2019, um aumento de impostos transversal a todas as empresas. O aumento incidirá sobre os carros de valor mais baixo que são os mais populares nas pequenas e médias empresas.
O documento, que será entregue esta segunda-feira pelo Governo no Parlamento — e que foi aprovado este sábado, depois de uma maratona de quase 12 horas — prevê um agravamento do imposto sobre os carros das empresas que, dependendo do valor dos veículos, pode chegar aos 50%, escreve o Jornal de Negócios (acesso condicionado).
De acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado, para as viaturas com um custo inferior a 25 mil euros, a taxa passa de 10% para 15%, uma subida de cinco pontos percentuais que, na prática, equivale a um aumento de 50% do valor.
“É uma receita garantida porque as empresas já adquiriram os carros e não podem fugir e, no geral, acredito que seja bastante penalizador e um aumento transversal, já que poucas empresas não terão viaturas”, esclarece Renato Correia, especialista da Deloitte, citado pelo Negócios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo sobe impostos sobre carros das empresas
{{ noCommentsLabel }}