Lista de Ribeiro Mendes à Associação Mutualista inclui nome de vogal do supervisor
A lista encabeçada por Ribeiro Mendes na corrida à administração da dona do Montepio inclui o nome de Nazaré Barros, que é atualmente vogal da associação que vai supervisionar a instituição.
A lista de Fernando Ribeiro Mendes para o Conselho de Administração da Associação Montepio Geral inclui o nome de Nazaré Barroso, que desempenha atualmente a função de vogal do Conselho da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o regulador que vai supervisionar a dona do banco Montepio ao abrigo do novo Código das Mutualistas. A notícia foi avançada pelo Jornal Económico.
Nazaré Barroso, vogal da ASF, a entidade a que vai caber a supervisão financeira da associação mutualista, integra a lista de Fernando Ribeiro Mendes ao Conselho de Administração da dona do Montepio. O convite terá sido feito pelo próprio Ribeiro Mendes e fonte oficial da candidatura não vê “qualquer incompatibilidade”.
“A Senhora Professora Doutora Maria de Nazaré Barroso não tem qualquer incompatibilidade, nem no plano jurídico, nem no plano ético. Até à data, a Associação Mutualista Montepio Geral não esteve e não está sujeita a supervisão da ASF”, sublinha ao Jornal Económico fonte oficial da candidatura de Ribeiro Mendes. Ou seja, na visão da candidatura, Nazaré Barroso “nunca teve acesso a qualquer informação, muito menos privilegiada sobre a Associação Mutualista Montepio Geral”.
O novo Código das Mutualistas, que entrou em vigor a 2 de outubro, prevê que a tutela deste tipo de instituições permaneça no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. No entanto, como indica o mesmo jornal, a supervisão financeira passará a ser responsabilidade da ASF, uma supervisão exercida apenas sobre as mutualistas de grande dimensão, como a Montepio Geral Associação Mutualista e a Montepio Nacional da Farmácia, Associação de Socorros Mútuos.
Fernando Ribeiro Mendes foi o primeiro a formalizar a candidatura à administração da dona do Montepio. Na corrida estão ainda outras duas listas, uma liderada por Tomás Correia, líder histórico do grupo, e outra por António Godinho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lista de Ribeiro Mendes à Associação Mutualista inclui nome de vogal do supervisor
{{ noCommentsLabel }}