Novabase Capital compra 13% da startup de talento CBTalents

Numa altura em que as tecnológicas enfrentam problemas na retenção de profissionais, a Novabase Capital decidiu comprar 13% da CBTalents, uma startup portuguesa de recrutamento internacional.

A Novabase Capital comprou uma posição de 13% na CBTalents, uma startup portuguesa especializada no recrutamento internacional de profissionais da área das Tecnologias da Informação (TI). A aquisição foi feita através do Fundo de Capital de Risco Novabase Capital + Inovação, mas o montante da operação não foi revelado.

A CBTalents atua na área do talento aplicado à tecnologia, nomeadamente através do recrutamento de profissionais de áreas mais difíceis de encontrar no mercado. É o caso da engenharia e programação. Segundo a Novabase Capital, a startup fundada por Ricardo Nobre “atua no mercado europeu, onde tem clientes em 17 países”. Conta com 20 colaboradores diretos em Lisboa, Porto, Évora, Londres e Berlim e tem mais de uma centena de olheiros, considerados “colaboradores indiretos”.

“Fazemos este investimento com a convicção de que o mercado de trabalho está a mudar e é preciso reinventar a forma como chegamos ao talento e o conseguimos reter a longo prazo, sobretudo no setor das TI”, diz Maria Gil, administradora da Novabase Capital, num comunicado que a empresa se prepara para divulgar.

A aquisição desta participação na CBTalents acontece numa altura em que as empresa tecnológicas têm sentido dificuldades no recrutamento de profissionais das TI e na retenção dos mesmos, numa altura em que a oferta de talento é insuficiente para dar resposta às necessidades das companhias.

O problema foi assumido pelo próprio João Nuno Bento, presidente executivo da Novabase NBA 0,00% , numa entrevista ao ECO por ocasião do Web Summit: “Todas as empresas hoje têm um problema em reter talento, porque as propostas são múltiplas e não são apenas do mercado nacional. São propostas que vêm também de outros países onde o problema do talento ainda é maior do que aquele que existe em Portugal”, referiu o gestor.

No ano passado, o portefólio da Novabase Capital representou um volume de negócios de 45 milhões de euros, revela a empresa.

Evolução das ações da Novabase na bolsa de Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase Capital compra 13% da startup de talento CBTalents

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião