Dona da Zara reduz encomendas a Portugal
Inditex, o grupo dono da Zara, tem reduzido as encomendas a fornecedores portugueses, situação que está a causar incerteza no setor têxtil.
A Inditex, dona da Zara, está a reduzir o volume das encomendas às fábricas portuguesas, situação que tem gerado incerteza no setor têxtil nacional. De acordo com a edição desta sexta-feira do Jornal de Negócios [acesso condicionado], a redução de encomendas do grupo espanhol está a preocupar os empresários do Vale do Ave. A notícia chegou, entretanto, também ao Ministério da Economia.
“Não é segredo que a Inditex está a colocar progressivamente menos encomendas em Portugal“, explica Paulo Vaz, diretor-geral da associação empresarial do setor (ATP), citado pelo jornal, afirmando que a situação está a “pôr em dificuldades algumas empresas que tinham grande dependência, se não total”.
Em março de 2018, o CEO da Inditex Paulo Isla referiu que a Inditex estimava comprar anualmente cerca de 1.500 milhões de euros a fornecedores portugueses, cerca de 20% das compras totais de produtos. Há três anos, o grupo já trabalhava com 171 fornecedores portugueses, associados a 887 fábricas e a mais de 46 mil trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dona da Zara reduz encomendas a Portugal
{{ noCommentsLabel }}