Salário mínimo na Grécia deverá subir para 650 euros. Não aumentava há quase uma década
O Governo de Alexis Tsipras propôs um aumento de 11% do salário mínimo da Grécia de 586 para 650 euros. Última subida tinha sido antes da crise, há quase uma década. Em 2012, foi cortado em 22%.
O Governo da Grécia aprovou um plano para aumentar o salário mínimo mensal em 11%, de 586 para 650 euros mensais. A medida foi anunciada esta segunda-feira pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, no final de uma reunião do Conselho de Ministros.
Trata-se do primeiro aumento do salário mínimo desde que a crise atingiu o país, de acordo com a Reuters. O país concluiu em agosto mais um programa de assistência financeira, o terceiro desde 2010, com Tsipras a prometer reverter algumas das medidas de austeridade implementadas na sequência do resgate.
“Depois de uma década de cortes nos salários, somos todos chamados a dar mais um passo histórico”, disse o governante do Syriza, anunciando que o salário mínimo mensal vai subir de 586 euros para 650 euros. Se a medida for aprovada pelo Parlamento grego, o novo patamar salarial entra em vigor já em fevereiro.
Para avançar com estas medidas, o Governo terá promovido diversas negociações com o patronato e entidades sindicais. O líder do Governo propôs também o fim do salário mínimo dos jovens, que se aplica atualmente a trabalhadores com menos de 25 anos.
Em 2012, os gregos viram o salário mínimo sofrer um corte de 22%, para os 586 euros. Os jovens foram alvo de um corte ainda maior. Seis anos depois, o Governo em aposta em descongelar este indicador, num ano em que prevê que a economia cresça 2,5% e o desemprego recue para 18,2%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salário mínimo na Grécia deverá subir para 650 euros. Não aumentava há quase uma década
{{ noCommentsLabel }}