Sonae aposta em inteligência artificial para aumentar as vendas. Investe na ViSenze
A Sonae IM coliderou uma ronda de investimento de 20 milhões de dólares na ViSenze, uma empresa que alia a inteligência artificial com elementos visuais para levar os consumidores à compra.
A Sonae IM voltou às compras. O alvo desta vez foi a ViSenze, uma startup tecnológica de Singapura que alia a inteligência artificial ao poder da imagem para potenciar o comércio. A subsidiária portuguesa da Sonae coliderou uma ronda de investimento Series C de 20 milhões de dólares, em conjunto com a Gobi Partners, anunciou esta terça-feira.
Algoritmos e outras tecnologias ligadas à inteligência artificial têm ganhado grande relevância no comércio eletrónico e também em lojas físicas. Várias tecnológicas têm desenvolvido soluções que recorrem aos dados dos utilizadores e a elementos visuais para levarem os consumidores à compra, um exemplo de como a tecnologia tem ajudado as empresas a aumentarem o volume de vendas e a faturação.
Sem revelar o montante investido e a posição exata adquirida, a Sonae IM garante que a ViSenze, fundada em 2012, “tem passado por uma expansão global com mais de 80 trabalhadores” e conta com diversos escritórios na Europa, EUA e Ásia. “O atual financiamento será usado pela ViSenze para fornecer tecnologia avançada e verticalizada para o comércio com base em imagem, para retalhistas, marcas e empresas de media”, sublinha a empresa.
Em comunicado, a subsidiária da Sonae revela que a ViSenze tem parcerias com várias fabricantes de smartphones, como a Samsung, a LG e a Huawei. “As soluções para plataforma da empresa ligaram acima de 400 milhões de produtos de mais de 800 vendedores e retalhistas na sua rede global de afiliados”, indica a Sonae IM.
A ViSenze já não era alvo de uma injeção de capital desde 2016. Em setembro desse ano, oito investidores juntaram-se para dotar a startup de 10,5 milhões de dólares de capital fresco, entre os quais a Rakuten, que também participou na ronda anunciada esta terça-feira. A Rakuten é uma multinacional japonesa que fornece soluções tecnológicas para o comércio eletrónico.
Esta é a segunda operação de investimento anunciada pela Sonae IM este ano. Em meados de janeiro, o ramo de investimento do grupo Sonae anunciou a compra de uma posição maioritária na Excellium, uma empresa de cibersegurança com sede no Luxemburgo. Foi a décima empresa de segurança informática adquirida pela Sonae IM em cinco anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae aposta em inteligência artificial para aumentar as vendas. Investe na ViSenze
{{ noCommentsLabel }}