5 coisas que vão marcar o dia

O dia é dedicado aos CTT, mas também à votação da moção de censura do CDS ao Governo. O Montepio muda de imagem e Portugal volta aos mercados com dois leilões de Bilhetes do Tesouro a curto prazo.

O dia vai ser atarefado. O Parlamento vota a moção de censura do CDS ao Governo, num dia em que os holofotes incidem sobre os CTT, que apresentam resultados anuais. Portugal volta aos mercados com dois leilões de bilhetes do Tesouro a curto prazo, enquanto o Montepio apresenta uma nova imagem. Lá fora, dos EUA, chegarão as minutas da última reunião da Fed.

Partidos votam moção de censura ao Governo

É hoje que o Parlamento vota a moção de censura apresentada pelo CDS, que acusa o Governo de estar “esgotado”. A moção deverá ser chumbada pelos partidos de esquerda, mas vai forçar o PSD a definir uma posição. Mesmo assim, não deverão existir surpresas, uma vez que os social-democratas já garantiram que vão votar “a favor de uma censura à política socialista que tem vindo a ser seguida”. A sessão terá lugar pelas 15h00, na Assembleia da República (AR).

Portugal regressa aos mercados

Portugal regressa aos mercados esta quarta-feira. Pelas 10h30, arranca, dois novos leilões de Bilhetes do Tesouro, promovidos pelo IGCP. Os bilhetes em causa têm maturidades de três e 11 meses (maio de 2019 e janeiro de 2020). O objetivo do instituto liderado por Cristina Casalinho é o de captar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros com esta operação, que acontece depois de o instituto que gere a dívida pública ter emitido obrigações do Tesouro a dez e 15 anos.

Montepio apresenta nova marca

O Montepio apresenta hoje a nova marca do banco. Vai deixar de se chamar Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) para passar a chamar-se Banco Montepio. O objetivo é tornar mais clara a distinção entre o que é a Associação Mutualista Montepio Geral, que é a dona do banco e é presidida por Tomás Correia, e o que é o Banco Montepio, que tem Dulce Mota à cabeça. Esta era uma exigência de longa data dos reguladores. O novo branding foi revelado pelo ECO em primeira mão e pode ser conhecido aqui. Será oficial a partir das 10h00.

CTT apresentam resultados

Os CTT apresentam os resultados de 2018 após o fecho das bolsas, numa altura em os correios voltam a estar debaixo de fogo em várias frentes, com diversas vozes a defenderem a renacionalização da empresa. As contas dos CTT deverão lançar luz sobre o ritmo de queda do volume do correio e desenvolvimentos no plano de reestruturação. Antes disso, pelas 10h00, o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, vai estar na comissão de economia para responder às perguntas dos deputados sobre o serviço postal universal, cuja prestação pelos CTT tem sido criticada pelo regulador setorial.

Fed divulga minutas da última reunião

A Reserva Federal norte-americana publica hoje as atas das reuniões de 29 e 30 de janeiro, em que o banco central decidiu manter a taxa diretora. Os investidores vão estar atentos ao documento, à procura de sinais que apontem para uma intenção por parte dos responsáveis da Fed de travar o ciclo de subidas dos juros, pressionados pelo aumento dos riscos económicos na economia global. “Face aos desenvolvimentos económicos e financeiros globais e às pressões inflacionárias silenciosas, o Comité está preparado para ser paciente”, considerou a entidade liderada por Jerome Powell na altura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião