Já são 5.929 os motoristas das plataformas eletrónicas com certificado
A partir de 1 de março, todos os motoristas são obrigados a ter um certificado emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Dos quase 8.000 inscritos, quase 6.000 já têm certificação.
O número de pedidos a dar entrada no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para obter o certificado que habilita a condução de veículos das plataformas eletrónicas está a subir exponencialmente. Um dia antes de passar a ser obrigatório ter este documento, já há quase 6.000 motoristas com o certificado emitido. Só num dia este número aumentou em quase 1.000 pedidos.
De acordo com dados do IMT, disponibilizados ao ECO, existiam até esta quinta-feira, 28 de fevereiro, um total de 6.262 pedidos de certificação por parte de motoristas. Destes, “5.929 foram deferidos, com guia emitida ou com cartão definitivo que lhes permite exercer a atividade, e os restantes encontram-se em análise“, referiu a entidade responsável pela emissão desse certificado.
Este número compara com o de motoristas que se inscreveram nos cursos. “Estavam inscritos nos cursos/ações de formação que decorreram até ao dia 28 de fevereiro inclusive, 8.244 formandos”, refere o IMT, acrescentando que existem um total de “388 cursos/ações de formação rodoviária para emissão de certificado de motorista de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (CMTVDE)”.
A Lei da Uber, como ficou conhecida, entrou em vigor a 1 de novembro, tendo ficado estipulado um prazo de quatro meses para que os motoristas obtivessem a formação exigida. Esse prazo termina esta quinta-feira, 28 de fevereiro, estando os motoristas obrigados a ter esse curso a 1 de março para poderem continuar a conduzir estes veículos.
Quem não tiver certificado fica impedido de exercer a atividade, sendo essa uma realidade tanto para os motoristas como para os operadores. O IMT revela que foram feitos 3.434 pedidos de certificação de operadores “dos quais 3.161 foram deferidos e os restantes encontram-se em análise”. Quanto a plataformas, Chauffeur Privée (Kapten), Taxify, Cabify e Uber já têm certificado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já são 5.929 os motoristas das plataformas eletrónicas com certificado
{{ noCommentsLabel }}