Galp pagou 35,6 milhões de euros ao Estado em dividendos. Posição da Parpública vale quase 1.000 milhões
A Galp Energia entregou um valor recorde de 35,6 milhões de euros ao Estado em 2018 sob a forma de dividendos, mais 17% do que no ano anterior. Posição de 7,48% vale 920 milhões.
A Galp Energia GALP 0,00% pagou 35,6 milhões de euros ao Estado em dividendos no ano passado, o montante mais elevado da década. Trata-se de um crescimento de 17% face a 2017, segundo o Público (acesso condicionado). O Estado detém 7,48% do capital da petrolífera, através da Parpública. É o segundo maior acionista da companhia.
No ano passado, a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva subiu a fasquia nos pagamentos aos acionistas durante 2018, pelo que os 35,6 milhões de euros arrecadados pela Parpública incluem o pagamento antecipado, em setembro, de um dividendo de 27,5 cêntimos por ação. A tranche faz parte do dividendo total de 63 cêntimos já aprovados este ano.
A posição do Estado vale 920 milhões de euros a preços de mercado e, desde 2010, a empresa pagou 188 milhões de euros em dividendos ao Estado, de acordo com o Público. Esta participação ficou definida em outubro de 2017, após o vencimento de uma emissão de obrigações que tinha os títulos da Galp Energia como ativo subjacente.
Também a Amorim Energia beneficiou desta política mais generosa no que toca a dividendos. Mas a situação é de indefinição. A empresa é controlada em 55% pelas filhas de Américo Amorim e em 45% pela Esperança, que inclui capital da Sonangol e também de Isabel dos Santos. Uma vez que a empresária tem protagonizado um conflito com a petrolífera angolana, a distribuição dos valores entre os dois sócios ainda é incerta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp pagou 35,6 milhões de euros ao Estado em dividendos. Posição da Parpública vale quase 1.000 milhões
{{ noCommentsLabel }}