Fertagus: Redução do preço dos passes teve impacto maior que o esperado
Em entrevista ao Público, a administradora-delegada da empresa diz que a redução do preço dos passes provocou um aumento da procura maior, e que aconteceu mais rapidamente, do que estavam à espera.
A administradora-delegada da Fertagus diz em entrevista ao Público que a redução do preço dos passes levou a um aumento da procura superior a 19%, o que aconteceu mais rápido e teve maior impacto do que estavam à espera. Para a empresa, o programa foi financeiramente um mau negócio, porque a empresa acabou por baixar o nível de receita que tinha, diz.
Ao Público, a responsável diz que a empresa perdeu receita com a redução dos preços dos passes e voltou ao mesmo nível de receitas que teve em 2018, ano que ainda assim a empresa entregou proveitos ao Estado.
Segundo Cristina Dourado, a empresa também passou a ter maiores encargos operacionais, em torno dos 10%, para fazer face ao aumento da procura.
A solução para equilibrar a perda de receitas, diz, tem de partir de mais trabalho por parte dos outros operados do sistema para gerar um aumento de receitas para todo o sistema, uma vez que as receitas serão repartidas como um bolo entre todos.
Os preços dos passes baixaram a 1 de abril, numa primeira fase. A 26 de julho entraram em vigor tarifas mais reduzidas para o passe família na área metropolitana de Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fertagus: Redução do preço dos passes teve impacto maior que o esperado
{{ noCommentsLabel }}