Governo lança Revive Natureza com 96 imóveis. Alguns são antigas casas de guardas florestais
O Governo vai lançar o Revive Natureza, um programa que pretende reabilitar imóveis do Estado, alguns dos quais antigas casas dos guardas florestais.
Três anos depois de ter lançado o Programa Revive, com mais de 30 imóveis inscritos, o Governo vai agora avançar com o Revive Natureza. São 96 imóveis pertencentes ao Estado, alguns dos quais foram habitação de antigos guardas-florestais.
Os imóveis identificados pelo Governo estão inseridos em “localizações notáveis”, como por exemplo baldios, e destacam-se pelas “características e património cultural que dispõem”, disse o ministro da Economia esta quinta-feira, em conferência de imprensa após Conselho de Ministros.
A lista é constituída, na sua maioria, por antigas casas de guardas florestais e antigos postos fiscais. Trata-se de “pequenos imóveis de baixo valor” e a “forma de exploração será mais reduzida”, continuou o ministro.
O processo do Revive Natureza será diferente do Revive, disse Pedro Siza Vieira, adiantando que os imóveis serão integrados num Fundo Imobiliário Especial, que vai promover a sua reabilitação e exploração turística, através de concursos, que começarão a ser lançados no início do próximo ano. “O fundo terá capacidade financeira para apoiar o financiamento dessa recuperação”, acrescentou o ministro.
Embora não tenha sido revelada a lista, Siza Vieira adiantou que o objetivo do Revive Natureza é o de “valorização e criação de emprego nas pequenas comunidades”. O programa já tem vindo a ser falado há vários meses, tendo o lançamento estado previsto para o início deste ano, mas só agora deu os primeiros passos.
(Notícia atualizada às 13h37 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo lança Revive Natureza com 96 imóveis. Alguns são antigas casas de guardas florestais
{{ noCommentsLabel }}