Este curso do ISEC garante emprego e um salário médio de nove mil euros por mês
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai receber, a 30 de setembro, o curso técnico de manutenção aeronáutica. Depois de seis anos de formação, o estudante terá emprego garantido.
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai abrir, já a 30 de setembro, o curso técnico de manutenção de aeronaves, uma formação certificada de seis anos que garante emprego e um salário médio que pode alcançar os nove mil euros. É o primeiro na região centro do país e destina-se a preparar técnicos para um mercado mundial que está em rápido crescimento. O valor do curso é de 6.550 euros.
A formação “dará acesso a um mercado com 10% de empregabilidade em todo o mundo e cujos salários médios, por mês, oscilam entre os oito e nove mil euros [brutos]“, lê-se em comunicado.
Durante o primeiro ano, os alunos terão formação teórica em sala de aula para, depois, começarem um estágio remunerado obrigatório de cinco anos numa empresa de manutenção aeronáutica. A OGMA, a Ryanair, a Hi Fly e a Helibravo são algumas das empresas em que os estudantes terão hipótese de estagiar.
Mário Velindro, presidente do ISEC, deixa, desde logo, o aviso: “O curso vai ser muito exigente, uma vez que as condições colocadas, quer pela ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil], quer pela EASA [Agência Europeia para a Segurança da Aviação], também o são”. O curso é certificado pela ANAC, cumpre os regulamentos da EASE e tem como parceiro aeronáutico a academia de aviação Sevenair.
Vão ser precisos mais de 350 mil novos técnicos na próxima década
O presidente da instituição de ensino superior explica que a abertura do curso de técnico de manutenção de aeronaves foi despoletada pelo crescimento acelerado que a indústria aeronáutica está a sentir.
“Lançámos este curso porque o mercado da aeronáutica é um dos que vai ter um maior crescimento nos próximos anos, quer a nível nacional, quer a nível europeu, quer a nível mundial. A procura de técnicos nesta área e os seus salários estão a aumentar a um ritmo acelerado”, afirma Mário Velindro.
Só a Airbus e a Boeing, os maiores fabricantes do mundo de aviões de longo e médio curso, preveem fabricar 30 mil novas unidades até 2029/2030. Tendo em conta que cada avião requer, em média, uma equipa de 12 técnicos, isso significa que o mercado mundial irá, provavelmente, necessitar de mais de 360 mil novos técnicos ao longo da próxima década.
Mas o que faz um técnico de manutenção de aeronaves?
“Um técnico de manutenção de aeronaves realizada e verifica a manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, identificando as suas falhas e eventuais anomalias. Deverá também substituir e afinar, de forma eficaz, o equipamento e os componentes dos sistemas elétricos, mecânicos e estruturais”, explica o ISEC.
Se, depois de saber tudo isto, ficou interessado nas funções e no futuro que se perspetiva para os técnicos de manutenção aeronáutica, poderá aceder ao site do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e preencher o formulário de demonstração de interesse em frequentar o curso técnico de manutenção aeronáutica, que estabelecerá o contacto entre o ISEC e o interessado.
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