Marcelo recebe Centeno em Belém na segunda-feira para o convencer a ficar
O Presidente da República vai reunir com o ministro das Finanças para discutir o impacto das medidas aplicadas durante a pandemia, mas também a continuidade deste no cargo.
O Presidente da República convocou o ministro das Finanças para uma reunião no Palácio de Belém, nesta segunda-feira. Marcelo Rebelo de Sousa quer discutir com Mário Centeno as consequências da crise e das medidas que estão a ser aplicadas durante este estado de emergência no orçamento, mas também a sua continuidade no cargo, adianta o Expresso (acesso pago).
Tudo apontava para que Centeno estaria de saída do Governo até ao final do primeiro semestre, mas o Presidente irá tentar travar esta decisão. De acordo com uma fonte de Belém, é importante manter a estabilidade, nomeadamente ao leme das Finanças, nesta altura de incerteza. A história parece repetir-se, já que, em 2014, a ministra das Finanças na altura, Maria Luís Albuquerque, esteve para ir para a Comissão Europeia, mas Passos Coelho decidiu que não poderia abdicar dela durante a queda do BES.
Agora, esta pandemia de coronavírus veio trocar as voltas ao Governo, tendo até atrasado o Orçamento do Estado (OE), que ainda não foi promulgado por Marcelo. O Presidente terá já acordado com o primeiro-ministro um calendário para a promulgação, que deverá fazer com que o OE só entre em vigor em abril. Economistas ouvidos pelo semanário admitem uma queda de até 8,5% no PIB este ano, sendo que a previsão mais otimista é de um crescimento de 1%.
Durante esta altura, há também mudanças na organização do Executivo para se adaptarem ao estado de emergência. Cada ministério deixa um secretário de Estado em casa, para poder substituir o ministro, se ficar contaminado. Da mesma forma, um dos ministros de Estado ficará também em isolamento, à vez, para substituir o primeiro-ministro se este ficar doente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo recebe Centeno em Belém na segunda-feira para o convencer a ficar
{{ noCommentsLabel }}