Air France-KLM negoceia empréstimo com garantia pública. Airbus estuda corte de produção
A transportadora aérea francesa e holandesa está a negociar um empréstimo na ordem dos 6 mil milhões de euros com garantias dos dois Estados. Já a francesa Airbus prepara-se para cortar a produção.
A Air France-KLM está em negociações com a banca para receber um empréstimo de até 6 mil milhões de euros com uma garantia pública do Estado francês e do holandês, avança a Reuters. A agência adianta também a Airbus estará a estudar um corte de produção do A320.
Os dois Estados detêm cerca de 14% cada um do capital Air France-KLM e vão chegar-se à frente para resolver o problema de liquidez da transportadora aérea numa altura em que muitas fronteiras estão fechadas e é reduzido o tráfego aéreo que continua por causa das medidas contra o coronavírus.
Os detalhes e os montantes não estão ainda acertados, mas no cenário mais provável a Air France recebe 4 mil milhões de euros e a KLM 2 mil milhões de euros. Esta ajuda financeira fica muito acima da capitalização de mercado das empresas (2,12 mil milhões de euros), o que “reflete a escala da ameaça para as transportadoras aéreas”, descreve a Reuters.
O ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra, tinha dito na quarta-feira que “é extremamente importante ajudar esta empresa vital a atravessar estes tempos difíceis“.
Em França, o problema da aviação afeta também a Airbus, que é a maior fabricante de aviões a par da norte-americana Boeing. Também de acordo com a Reuters, a Airbus está a estudar cortar significativamente a produção do A320. Atualmente a empresa produz 60 aviões deste tipo por mês, mas poderá ter de reduzir a produção para metade durante um ou dois trimestres.
O problema coloca-se não só do lado do cliente — as transportadoras aéreas enfrentam dificuldades de tesouraria neste momento — como também do lado dos fornecedores de peças dos aviões numa altura em que muitas fábricas estão paradas em todo o mundo por causa do vírus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Air France-KLM negoceia empréstimo com garantia pública. Airbus estuda corte de produção
{{ noCommentsLabel }}