Abanca anuncia acordo que evita despedimentos na ex-filial da CGD em Espanha
O banco finalizou a integração da filial da CGD em Espanha com um acordo com os sindicatos que garante o emprego sem despedimentos, apesar do excesso de trabalhadores resultante do processo.
O Abanca finalizou esta terça-feira a integração da filial da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Espanha com um acordo com os sindicatos que garante o emprego sem despedimentos, apesar do excesso de trabalhadores resultante do processo.
“Abanca renuncia ao despedimento coletivo para resolver o excedente de pessoal resultante da integração do Banco Caixa Geral” comprado à CGD, segundo um comunicado do banco espanhol à imprensa.
A entidade considera que o acordo “finaliza” a integração do banco que até há pouco pertencia à CGD e evita um Expediente de Regulação do Emprego, tendo sido negociado com forças sindicais “que representam 82%” dos trabalhadores.
Segundo o Abanca, foram implementadas “fórmulas alternativas” ao despedimento coletivo, como a mobilidade geográfica e a reforma antecipada.
A CGD concluiu em outubro de 2019 a venda da sua filial espanhola ao Abanca por 364 milhões de euros, numa cerimónia em Madrid em que também foi assinado um acordo de colaboração comercial.
A transferência da propriedade da empresa culminou um processo iniciado em novembro de 2018, quando o Governo português escolheu o Abanca para a venda do Banco Caixa Geral.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abanca anuncia acordo que evita despedimentos na ex-filial da CGD em Espanha
{{ noCommentsLabel }}