Emissões de CO2 já só estão 5% abaixo do período pré-Covid
À medida que os países desconfinam, as emissões de gases com efeitos de estufa têm acelerado e surpreendido os cientistas. Os níveis já só estão 5% abaixo da média registada em 2019.
A pandemia tem sido péssima para a economia, mas a paralisação vivida em todo o mundo fez suscitar a esperança de que talvez fosse possível controlar, finalmente, as emissões de gases com efeito de estufa. É, contudo, uma esperança volátil. À medida que os cidadãos vão desconfinando na generalidade dos países mais ricos e industrializados, as emissões de CO2 (dióxido de carbono) voltaram a acelerar.
Segundo estimativas de uma entidade que investiga e monitoriza a emissão destes gases para a atmosfera, o nível das emissões está já somente 5% abaixo da média registada em 2019. É uma recuperação que surpreendeu os cientistas e que é justificada, em grande medida, pela atividade industrial da China, que representa 1/4 da totalidade das emissões e cujo nível é já igual ao registado antes da pandemia, mas também pelo regresso dos automóveis às estradas e pela retoma da atividade económica em geral.
A informação foi noticiada esta quarta-feira pelo The New York Times (acesso condicionado), que recorda que a quase paralisação da economia mundial a partir de março levou a um recuo inédito nas emissões destes gases responsáveis pelo aquecimento global. À medida que os cidadãos de vários países foram incentivados a ficarem em casa, as emissões em abril chegaram a recuar para um nível 17% inferior à média de 2019.
Estes dados expõem aquilo que já tinha sido apontado por uma franja da comunidade científica: a emergência climática não desapareceu com o Covid-19 e continua a ser tão ou mais necessário reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera como o era antes da pandemia. O CO2 é um gás com efeito de estufa, o que significa que, uma vez emitido para a atmosfera, é promotor do aquecimento global, flagelo que tem sido apontado como uma das principais ameaças à existência humana e de diversas espécies.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Emissões de CO2 já só estão 5% abaixo do período pré-Covid
{{ noCommentsLabel }}