Acionistas da Azul votam acordo com Governo sobre a TAP a 10 de agosto
O acordo alcançado entre David Neeleman e o Estado português tem de ser aprovado pelos acionistas da Azul. Essa votação vai acontecer a 10 de agosto, em assembleia-geral.
O acordo alcançado entre David Neeleman e o Governo para a saída do empresário da TAP vai ser votado a 10 de agosto em assembleia-geral, avança o Expresso. Este acordo deverá ser assinado esta semana e falta agora receber a aprovação dos acionistas da Azul.
O acordo alcançado com o Estado português já recebeu “luz verde” do próprio acionista privado, David Neeleman, e da administração da Azul, a 2 de julho, mas tem ainda de ser assinado e aprovado em assembleia geral pelos acionistas da Azul. A assinatura deveria ter acontecido na semana passada, mas acabou por ser adiada para esta semana, diz o mesmo jornal.
Uma vez assinado, fica a faltar a votação por parte dos acionistas da Azul, que deverá acontecer a 10 de agosto. Contudo, mesmo antes dessa assembleia-geral, o empréstimo de até 1.200 milhões de euros por parte do Estado poderá entrar na companhia aérea nacional. Isto porque, segundo o Expresso, o acordo fica sujeito à verificação da condição da Azul de aprovar no prazo de 30 dias a renúncia à conversão em capital do empréstimo obrigacionista de 90 milhões de euros que concedeu à TAP em 2016.
O Governo acordou a saída de David Neeleman do capital da TAP, em troca de 55 milhões de euros, dos quais 10,6 milhões irão para a Azul. E uma das condições impostas pelo Estado foi que a Azul abdicasse de converter o empréstimo obrigacionista em ações, que vence em 2026.
(Notícia atualizada às 18h27 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionistas da Azul votam acordo com Governo sobre a TAP a 10 de agosto
{{ noCommentsLabel }}