Airbnb planeia avançar para a bolsa ainda este mês

  • Lusa
  • 11 Agosto 2020

A empresa norte-americana anunciou em setembro do ano passado que pretendia fazer a sua estreia em bolsa durante 2020, mas a pandemia adiou os planos.

A plataforma de arrendamento de alojamentos Airbnb está a preparar avançar com a sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) ainda este mês, de acordo com o jornal norte-americano Wall Street Journal.

A publicação adianta que o grupo prevê enviar a documentação necessária à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) durante o mês de agosto, numa oferta pública liderada pelos assessores financeiros Morgan Stanley e Goldman Sachs.

Em abril, o CEO da empresa, Brian Chesky, disse em entrevista que a empresa estava a trabalhar para apresentar a documentação em março, mas que o impacto da pandemia de covid-19 no turismo mundial cancelou esses planos devido à incerteza gerada pelo novo coronavírus e à volatilidade dos mercados, recordou a agência Efe.

A empresa norte-americana anunciou em setembro do ano passado que pretendia fazer a sua estreia em bolsa durante 2020. A plataforma atingiu um milhão de noites faturadas em 8 de julho em todo o mundo, número que não conseguia desde 3 de março, de acordo com a Efe.

O IPO da Airbnb já era esperado pelos analistas, que comparam a operação aos IPO de outras empresas da chamada economia partilhada, como o caso das empresas de transporte Uber ou Lyft.

A plataforma foi avaliada recentemente em cerca de 15 mil milhões de euros, segundo a Efe, um valor abaixo de uma estimativa anterior que colocava o valor da empresa em cerca de 26 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbnb planeia avançar para a bolsa ainda este mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião