Portugal passa a estado de contingência a 15 de setembro para preparar resposta ao vírus no outono
Portugal irá entrar em estado de contingência a partir de 15 de setembro para preparar a gestão da pandemia durante o outono.
Portugal irá entrar em estado de contingência a partir de 15 de setembro, para preparar o combate à pandemia durante o outono, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros. Atualmente o país está em estado de alerta, com a exceção da Área Metropolitana de Lisboa que continuará em estado de contingência nos próximos 15 dias.
A ministra revelou também que no dia 7 de setembro voltará a reunião no Infarmed, entre os peritos, responsáveis de saúde pública e responsáveis políticos. Ao contrário das reuniões anteriores, haverá uma parte inicial deste encontro que será pública.
Até lá, o Governo irá preparar novas medidas — que a ministra não quis antecipar — para serem aplicadas a partir de 15 de setembro para preparar o novo período de regresso às aulas e também ao posto de trabalho, para o caso de alguns, após o período de férias habitual de agosto e a chegada do outono.
O objetivo do Governo é atuar de forma “preventiva”, assinalou Mariana Vieira da Silva, explicando que “viveremos tempos que são mais difíceis dado o contexto internacional (nomeadamente o aumento de casos na Europa nas últimas semanas), a mudança nas vidas das famílias e a circunstância de enfrentar o outono”. Contudo, a ministra recusou que Portugal esteja já neste momento perante uma deterioração da situação epidemiológica.
A Área Metropolitana de Lisboa continuará em estado de contingência nos próximos 15 dias, mantendo-se as mesmas medidas que até agora vigoram. O resto do país continua em estado de alerta até 15 de setembro. “O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que prorroga a declaração da situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa e de alerta no restante território, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59m do dia 14 de setembro de 2020”, lê-se no comunicado divulgado esta quinta-feira.
(Notícia atualizada às 14h40 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal passa a estado de contingência a 15 de setembro para preparar resposta ao vírus no outono
{{ noCommentsLabel }}