AdC chumba compra do Grupo Fundão pela Transdev

O regulador da Concorrência proibiu a compra do Grupo Fundão pela Transdev, por considerar que o negócio eliminaria a concorrência nos transportes de passageiros na região centro.

A Autoridade da Concorrência (AdC) chumbou a compra do grupo Fundão pela Transdev, considerando que a transação tinha “potencial para eliminar a concorrência na região centro de Portugal”. O negócio, através da Rodoviária da Beira Interior, envolvia também as concessões de serviço público detidas pela Transerramar e Auto Transportes do Fundão.

“A AdC concluiu que a aquisição resultaria na eliminação da concorrência pelas futuras concessões ou contratos para a prestação de serviços de transporte público, com claros prejuízos para os consumidores e para as entidades adjudicantes”, informa o regulador num comunicado.

Após investigação aprofundada à operação, a entidade presidida por Margarida Matos Rosa entende que as duas empresas teriam tendência a “limitar a entrada de outros operadores nos futuros procedimentos concursais para a exploração do serviço de transporte público de passageiros por via rodoviária” nas regiões em causa.

Segundo o regulador, “a AdC recolheu as opiniões de interessados no mercado, nomeadamente os municípios envolvidos, que, de forma geral, manifestaram preocupação com os resultados da operação”. Além disso, os dois grupos “não apresentaram quaisquer compromissos que permitissem eliminar as preocupações identificadas”, conclui a AdC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AdC chumba compra do Grupo Fundão pela Transdev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião