5 coisas que vão marcar o dia

Novos concelhos entram na lista dos municípios de alto risco por causa da Covid-19. INE revela dados do turismo e CIP divulga dados sobre as empresas. Arranca a migração da TDT na Grande Lisboa.

A semana começa com 77 novos concelhos a serem adicionados à lista de municípios de alto risco por causa da prevalência da Covid-19 na população. Neste dia, o Instituto Nacional de Estatística medirá o pulso à atividade turística e a Confederação Empresarial de Portugal fará o mesmo às empresas. Na agenda, uma conferência do Banco de Portugal onde discursará o governador Mário Centeno.

Concelhos de risco aumentam para 191

É a partir de hoje que entram em vigor as restrições mais apertadas nos novos concelhos do país considerados de risco elevado. Com o evoluir da pandemia, na quinta-feira, o Governo decidiu em Conselho de Ministros mexer na lista dos 121 concelhos, retirando sete, mas juntando 77. Há agora 191 municípios portugueses sujeitos a regras mais rígidas, como a do recolher obrigatório às 23h nos dias de semana e às 13h no próximo fim de semana, abrangendo cerca de 8,5 milhões de portugueses. Consulte aqui a lista.

Ainda há turismo?

O Instituto Nacional de Estatística atualiza hoje os dados da atividade turística em Portugal em setembro, um mês ainda marcado pelas férias, mas sobretudo de regresso ao trabalho para muitos portugueses. Foi também a partir do fim do verão que a Covid-19 voltou a ganhar força no país, levando à situação de estado de emergência que Portugal vive atualmente. Na última atualização, relativa ao mês de agosto, ficou evidente uma recuperação do turismo suportada nas deslocações dos residentes, mas o número de hóspedes ficou mais de 43% abaixo do ano passado.

CIP mede o pulso às empresas

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresenta hoje os resultados do inquérito às empresas do país, com o qual pretende medir as expectativas dos empresários até ao fim do ano, bem como a avaliação que fazem das medidas desenhadas pelo Governo para mitigar os efeitos de uma nova vaga de restrições por causa da pandemia. A divulgação está programada para as 16h30, dias depois de o Executivo ter criado um novo apoio específico para a restauração.

Centeno abre conferência do Banco de Portugal

O Banco de Portugal (BdP) promove esta manhã uma conferência sobre “desenvolvimento económico português no espaço europeu”. O governador, Mário Centeno, dá o tiro de partida da iniciativa pelas 9h40 com um discurso proferido numa altura em que a pandemia continua a bater recordes no país, prejudicando severamente a atividade económica e o emprego em alguns setores. A conferência contará com a presença de Richard Blundell, do University College London, que falará sobre “desigualdade, redistribuição e o mercado laboral”. Terá ainda um painel de debate focado nas desigualdades em contexto de pandemia.

Arranca migração da TDT na Grande Lisboa

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) para novas frequências entra hoje numa nova fase, com a mudança dos emissores da Área Metropolitana de Lisboa. Já esta segunda-feira é alterado o emissor de Palmela, prevendo-se que sejam alterados todos os emissores desta região até ao dia 25 de novembro. A migração da TDT é necessária para libertar a faixa dos 700 MHz, que vai a leilão em breve para o fornecimento de serviços de 5G, a quinta geração de rede móvel de comunicações eletrónica. Os utilizadores afetados pela mudança não têm de comprar novos descodificadores de sinal nem de redirecionar a antena, bastando que configurem novamente o seu equipamento atual nas definições do aparelho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião