Galp dá força a Lisboa em dia de ganhos generalizados na Europa
Praça portuguesa está em alta, seguindo a tendência da generalidade dos índices do Velho Continente. Galp destaca-se à boleia da escalada dos preços do petróleo.
Lisboa está em alta. A praça portuguesa segue a tendência da generalidade dos índices do Velho Continente, animadas pela perspetiva de maior poder de Joe Biden nos EUA. Numa sessão de ganhos generalizados, a Galp Energia destaca-se pela positiva, beneficiando da escalada dos preços do petróleo nos mercados internacionais.
Com Biden mais perto de controlar a câmara alta do Congresso dos EUA, onde já controla a Câmara de Representantes, é grande o otimismo dos investidores na Europa. Reflexo disso mesmo é a subida de 0,4% do Stoxx 600, sendo que há índices com valorizações mais acentuadas, caso do IBEX-35 que soma mais de 1%. Em Lisboa, o PSI-20 ganha 1,72% para 5.094,84 pontos.
A permitir este forte desempenho da praça portuguesa estão os títulos do setor energético, com a EDP e a EDP Renováveis a recuperarem das quedas da última sessão. A elétrica sobe 2,4%, enquanto a EDP Renováveis ganha mais de 1%. Melhor desempenho só mesmo o da Galp Energia que segue a valorizar 2,45%.
A petrolífera portuguesa dá um forte contributo para a valorização do PSI-20, beneficiando da subida das cotações do petróleo. O Brent, que disparou quase 5% na última sessão, mantém a tendência de ganhos, seguindo a cotar nos 53,70 dólares, isto depois do acordo alcançado no OPEP+ sobre a redução da produção do grupo.
O BCP também apresenta uma valorização de mais de 2%, enquanto Mota-Engil, Ibersol, Semapa e CTT registam, todas, ganhos de mais de 1% numa sessão em que das 18 cotadas apenas a REN e a Novabase seguem inalteradas. Nenhum título cai.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp dá força a Lisboa em dia de ganhos generalizados na Europa
{{ noCommentsLabel }}