Há 500 milhões em negócios do futebol sob suspeita do Fisco
As buscas realizadas em março na operação "Fora de Jogo" fornecer documentos ao Fisco e ao Ministério Público que levaram ao aumento dos processo e do valor envolvido.
No total, os negócios do futebol que estão a ser investigados pela Autoridade Tributária já chegam aos 500 milhões de euros, avança esta segunda-feira o Jornal de Notícias (acesso pago). Há dezenas de transferências que estão a ser “passadas a pente fino” pelos inspetores tributários.
Entre os visados das investigações do “Fora de Jogo” (nome do caso) está o agente português de vários futebolistas de renome mundial, Jorge Mendes, ao qual se juntam dirigentes desportivos do Porto, Benfica e Sporting. O jornal detalha que a documentação apreendida nessa operação aumentou o montante de transações suspeitas de fuga ao fisco e de branqueamento de capitais.
Em causa está uma operação que veio a público no início de março deste ano após o Ministério Público ter feito 76 buscas — incluindo às SAD do Benfica, Sporting e FC Porto — e ter constituído 47 arguidos num caso sobre contratos celebrados com jogadores e o pagamento de comissões a agentes desportivos, realizados desde 2015. As autoridades tributárias de Espanha, França e Reino Unido estarão a colaborar com Portugal nesta investigação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 500 milhões em negócios do futebol sob suspeita do Fisco
{{ noCommentsLabel }}