Vacina da AstraZeneca recomendada apenas para menores de 65 anos
Governo alemão acabou de convocar a indústria farmacêutica para uma reunião de urgência face à escassez de vacinas que deverá prolongar-se por mais dez semanas.
A vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19 é aconselhada apenas para menores de 65 anos, segundo peritos alemães citados pela agência France Presse.
A Comissão de Vacinação alemã indicou não recomendar a vacinação da farmacêutica britânica para pessoas com mais de 65 anos, devido à falta de dados sobre os mais velhos.
“A vacina contra a covid-19 da AstraZeneca é atualmente recomendada unicamente para pessoas entre os 18 e os 64 anos”, escreveu a Comissão de Vacinação (STIKO) num documento consultado pela AFP. No aviso precisa-se que os dados disponíveis atualmente são “insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas além dos 65 anos”.
Escassez prolongar-se-á por mais 10 semanas, avisa Governo
Entretanto, o Governo alemão estimou que a atual escassez de vacinas para a covid-19 se possa prolongar por dez semanas, um período “duro” para a população, mas garantiu que está à procura de soluções à escala nacional e europeia. “Pelo menos durante dez semanas persistirá a escassez. Temos de fazer face à situação em conjunto, tal como reclamam de nós os cidadãos”, escreveu o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, na rede social Twitter.
Spahn acrescentou que, para ultrapassar a escassez, é necessário avaliar a situação atual, bem como as possibilidades de “cooperação existentes” com outros países e procurar “outros apoios” para reforçar essa ação.
O ministro da Saúde alemão propôs ainda convocar uma cimeira entre o governo federal da chanceler Angela Merkel, líderes regionais e a indústria farmacêutica. O Governo alemão já anunciou que irá reunir-se com os fabricantes das vacinas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vacina da AstraZeneca recomendada apenas para menores de 65 anos
{{ noCommentsLabel }}